quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Assustador silêncio, pacificadora esperança.


Às vezes, parece tão longe
Eu digo: Alô!
Mas ninguém responde
Eu entro no meu quarto
Eu fecho a porta
Mas parece que o céu
Está de bronze

Eu digo: Deus, o que será que aconteceu?
Mas o Teu silêncio é pra me fazer crescer

e entender que Deus tem o Seu tempo, o Seu Jeito, o seu Reino ...

e eu apenas servo sou.

~

" Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos da livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento."

(Tiago 1:2-6)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O que se deve levar ao palco (Parte 4) SAIBA O QUE SEU PASTOR ESPERA - Adoração Extravagante (Darlene Zschech)

Agradeço a Deus por trabalhar com um pastor que sabe o que quer da equipe de louvor. Ele espera que estejamos cheios de fé para o culto e que o realizemos juntamente com ele. Quer que apresentemos excelência no palco. Gosto muito de saber o que ele espera de nós.
A pior dificuldade que costumo encontrar quando visito igrejas é que os ministros de música não sabem o que seu pastor quer.
Isso chega aos detalhes. Momentos como o apelo ou o ofertório. O apelo é um momento sublime, mas parece que sempre que um microfone tem de fazer ruído ou algum bebê vai chorar, é no momento do apelo que isso acontece. Como equipe de louvor, é nesse momento que entramos em ação. Sabemos o que o pastor espera.
Ele espera que trabalhemos em conjunto com ele. Esse é o nosso trabalho. Não podemos relaxar, ir sentar e sonhar durante o apelo. Começamos a orar.
O músicos começam a tocar e depois, no momento em que o pastor está pronto, começamos a cantar e a produzir fé nessa reunião. É isso que fazemos e o que ele espera de nós.
É terrível quando estamos tentando dirigir o louvor no palco e há momentos em que não sabemos aonde o pastor quer que vamos.
Apóie seu pastor. Mostre fé e seja sensível ao Espírito Santo. Dê rede. Lançamos as redes com a música, lançamos as redes espiritualmente e ficamos admirados quando Deus atrai todas as pessoas para si. Expressar musicalmente o que está acontecendo no campo espiritual tem uma dinâmica poderosa. É a música empregada da maneira que foi projetada para ser usada.
O mesmo acontece no momento do ofertório. Mostre fé. Esse é um momento de adoração. Não é hora de desligar os instrumentos e ficar acenando para os amigos da quarta fileira. Não é hora de pegar a partitura da próxima música e testar. Permaneça forte, cheio de fé e atenção ao que seu pastor está dizendo. Dê-lhe apoio. É muito importante saber o que o seu pastor espera. Se não souber, pergunte!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

[1º Cor. 13]



1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimadob, se não tiver amor, nada disso me valerá.



4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.


13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Congresso de Carnaval 2010


Você não pode perder!

Dia 12 à partir das 20:00 hs
Dia 13 à partir das 9:00 hs (Com participação do ministério de Louvor da SNT Americana)

Mais informações arenajov.americana@gmail.com
Faça já sua inscrição!

Arte By Brubs ;]

O que se deve levar para o palco (Parte 3) FLUXO E REFLUXO NO PALCO - Adoração Extravagante (Darlene Zschech)


Fluxo e Refluxo no palco
Em alguns cultos que assisti, o grupo de louvor explodiu em louvor e em seguida, meia hora depois, ainda estava do mesmo jeito. Ninguém respirava, as pessoas suavam sangue no rosto.
Isso só aliena as pessoas. Desvia-lhes a atenção. A igreja parecia que estava em estado de choque.
Também há o outro extremo, quando as pessoas entram naquele tipo de louvor melancólico... "Não quero chamar a atenção para mim nesta manhã, estou mais para baixo que minhoca". Sei que estou dando exemplos extremos, mas isso chama mais a atenção.
Temos deste modo os dois extremos, mas o que se quer ver na igreja é um grande fluir e refluir. Que haja louvor exaltado entusiástico e, em seguida, adoração rica e profunda. Mas sempre há alegria e esperança claríssimas.
Tenha cuidado para não ser muito meditativo nem excessivamente sonoro, pois queremos atrair "todas as pessoas". Não queremos desviar ninguém do evangelho.
Nos momentos de "adoração livre", não se prolongue por duas horas. Quanto um culto é impressionante ou quanto tempo ele dura é totalmente irrelevante. A visitação soberana do Senhor acontece, mas não tente fabricá-la. Isso não ajuda na edificação da igreja.
Muitas vezes a equipe de louvor está muito eufórica, tendo muito prazer no louvor, e se esquece completamente de que o resto da igreja esta adormecido ou foi para casa tomar café!
Em nossa igreja temos momentos extremos de louvor. Em seguida, quase sempre diminuímos o ritmo para que as pessoas ouçam a voz de Deus. Às vezes vamos direto ao que Deus está querendo dizer! Mas com esse fluxo e refluxo, nosso objetivo é levar as pessoas conosco.
Não é necessariamente um determinado estilo de que mais gostamos. É porque queremos ver todos engajados em prestar adoração diante do Rei.
É preciso ter os ouvidos abertos musical e espiritualmente, dirigir as multidões a uma expressão genuína de amor e adoração.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O que se deve levar para o palco (Parte 2) ALEGRIA - Adoração extravagante (Darlene Zschech)


A Alegria

O pastor principal de nossa igreja, Brian Houston, sempre fala do "espírito de zumbi" no palco. Sabe como é, aquele olhar de desinteresse, sem brilho, parado, presente no semblante das pessoas quando elas estão no palco e se esquecem por um segundo do que estão fazendo e onde estão.
É preciso trazer alegria para o palco.
Se as pessoas vierem a nossa igreja e parecer que ela não é nem um pouco diferente do clube da esquina, existe algum outro problema.
Ou, se o clube da esquina na verdade for melhor, então o nosso problema é ainda maior!
As pessoas vêm a igreja no domingo de manhã e são nocauteadas por sua alegria interior? A alegria do Senhor é sua força, e o que Jesus fez na sua vida deve pôr um enorme sorriso no seu rosto.
Deve ser assim, não importa por que as circunstâncias você esteja passando. As circunstâncias têm de se curvar para a Palavra do Senhor. Não importa o que você esteja enfrentando, isso deve curvar-se ao Senhor. Deve haver alegria no seu rosto. Caso contrário, vá para frente do espelho e pratique alegria.
Algumas pessoas pensam realmente que parecem alegres, mas quando as vemos no vídeo, não parece que estão alegres. Adoro o que a bíblia diz acerca de nosso semblante: "... seu rosto ficou radiante porque tinha falado com o Senhor ".
Quando temos dentro de nós a realidade da liberdade que Jesus Cristo nos deu, precisamos encontrar um meio de exteriorizá-la em nosso semblante. Temos de deixar a glória do Senhor brilhar através de quem somos.
Quando fazemos teste com alguém para o coral, a pessoa precisa saber cantar. É um bom começo para o coral! Mas o segundo requisito que procuramos é que o candidato seja capaz de mostrar no semblante a alegria do Senhor.
Não dá para ter um grupo inteiro com aparência de chapado, de quem usou drogas, isso não funciona.
Quando se tem um grupo de pessoas que é simplesmente extravagante por Cristo, e isso se vê no rosto de todas, faz uma grande diferença para a igreja. Isso vale para todos.
Em geral, os músicos que ficam um pouco mais atrás no palco, pensam que não tem importância se a alegria do Senhor não estiver estampada no rosto deles. Tem muita importância. Basta uma só pessoa no palco com jeito de zumbi para perturbar tudo. Transforme a atmosfera trazendo alegria.