domingo, 8 de novembro de 2009

Espinho : Desafio! " Porque quando sou fraco, é que sou FORTE!"


[ 2 Coríntios 12]
" 7- E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8- Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim.
9- E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10- Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, é quando sou forte. "

O que importa não é a natureza do espinho, mas a maneira que Paulo o encarou. Observe estes fatos em 2 Coríntios 12:7-9: Paulo reconheceu Satanás como a fonte do problema. Ele disse que o espinho era "mensageiro de Satanás". Por que Satanás mandaria um mensageiro a Paulo? Sabemos muito bem que o diabo quer a nossa ruína. Ele quer nos devorar como leão que ruge (1 Pedro 5:8). Na vida de Paulo, como na vida de bilhões de outras pessoas, Satanás usou o sofrimento para tentar derrotá-lo. Deus usou aquele espinho e recusou tirá-lo da vida de Paulo. Aqui aprendemos uma coisa importante .Deus não causou o sofrimento no mundo, e ele não nos tenta (Tiago 1:13), mas ao invés de tirar os problemas das nossas vidas, Ele os utiliza para o nosso bem.
Não sabemos o que era o espinho na carne de Paulo, porque ele não declara. Alguns sugeriram
que pode ter sido malária, epilepsia ou uma enfermidade nos olhos (Ver Gl 4.13-15).

Qualquer que fosse o caso, era um problema crônico que o debilitava, às vezes, impedindo-o de trabalhar. Esse espinho era um impedimento para o ministério , e ele orava pedindo sua remoção.
Mas Deus se recusou a fazê-lo. Paulo era uma pessoa muito auto-suficiente.
Por isso, esse espinho deve ter lhe trazido muita dificuldade. Esse espinho mantinha Paulo humilde, lembrava-lhe da sua necessidade de contato constante com Deus e beneficiava aqueles que estavam ao seu redor, pois viam Deus trabalhando em sua vida.
Embora Deus não tivesse removido a aflição de Paulo, Ele prometeu demonstrar Seu poder em sua vida. O fato de o poder de Deus ser mostrado em nossas fraquezas deve nos dar coragem e esperança.

À medida que reconhecemos nossas limitações, passamos a depender mais de Deus e não de nossa própria energia, esforço ou talento. Nossas limitações não só ajudam a desenvolver o caráter cristão como também aprofundam nossa adoração.
Admitindo-as, reafirmamos o poder de Deus sobre nossas vidas.

2 comentários:

Nega Beca disse...

Ameii, estava mesmo precisando lêr isso, mas Deus sabe o momento certo e posso dizer que esse era o momento exato para receber essa palavra. Edificante demais. Te amo muito Bru obrigada por acrescentar tanto na minha vida. (Parabéns) ^^

Unknown disse...

Bruninha,

Lembrei desse versículo para complementar seu estudo:

Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. (Isaías 45:7)

O que você acha?

Abraço,
Vini