domingo, 25 de abril de 2010

Sabedoria. Um bem mais que necessário.

Por Bruna - 25/04/2010


Prov. 1:23

Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.


Deus está mais do que disposto a abrir seu coração e tornar seus pensamentos conhecidos. Para receber seus conselhos temos que estar dispostos a ouvir, e não permitir que o orgulho esteja em nosso caminho.


-> Orgulho : 1 Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; 2 Amor-próprio exagerado.


O orgulho causa desastres. Aquele que pensa que sabe mais do que Deus, ou sente que não tem necessidade da direção de Deus, já se encontra envolvido pelo orgulho tolo e desastroso.


A sabedoria se torna efetiva quando é colocada em ação. Cedo em sua vida, Salomão teve a consciência de reconhecer a necessidade de ser sábio. Mas quando ele pediu a sabedoria para governar seu reino, já praticou um hábito que tornaria seu conhecimento ineficaz para sua vida -- fizera um pacto com o Egito, mediante o casamento com a filha de Faraó. Esta foi a primeira de centenas de esposas obtidas por razões políticas. Por isso, Salomão não só foi contra as ultimas palavras de seu pai, mas também contra as ordens de Deus.

Salomão provou através de uma amarga experiência que encontrar significado na vida longe de Deus é uma busca inútil. A segurança e a satisfação somente são encontradas em uma estreita comunhão com Deus.

Salomão foi o homem mais sábio que já viveu em Israel, com exceção de Jesus, o Filho de Deus. Uma liderança eficaz pode ser invalidada por uma vida pessoal ineficaz.


24

Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

25

Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão,

26

eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês,

27

quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.


A satisfação que encontramos nas oportunidades e nos sucessos desta vida é temporária.

Quanto mais esperamos que nossos sucessos sejam permanentes, mais depressa eles se vão.


" Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens.

Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. " Prov. 1: 2 - 7


Nenhum comentário: